Dois excelentes concertos na Póvoa de Varzim pelo quarteto Pavel Haas, pelo Ensemble Clepsidra e por um quarteto ad-hoc, nos quais foi também evidente a qualidade da música de dois jovens compositores portugueses.

(…) E o espírito camerístico permaneceu em alta dois dias depois no concerto a cargo do Ensemble Clepsidra e do quarteto instrumental formado por Afonso Fesch, António Saiote, Filipe Quaresma e Miguel Borges Coelho.
O programa da primeira parte incluiu as duas peças finalistas do décimo Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, da autoria dos jovens compositores Gerson Batista e Miguel Bastos, e ainda uma composição de José Luís Borges Coelho, presidente do júri da presente edição do concurso. Em ReCanto, ficou patente a larga experiência coral do maestro e compositor Borges Coelho, não só no idiomatismo das linhas vocais, mas também na inteligibilidade do texto literário e no equilíbrio entre vozes e instrumentos.
As duas obras a concurso também demonstraram uma utilização equilibrada e variada dos recursos vocais e instrumentais, assim como uma organização clara do discurso musical. As peças distinguiram-se sobretudo ao nível estético e no desenvolvimento do material musical. (…) a composição de Miguel Bastos (n. 1995), À Toa, foi construída a partir do poema homónimo retirado da obra Só, de António Nobre. Apesar de estar organizado em 14 breves quadros, o discurso musical é predominantemente contínuo e explora inter-relações temáticas que lhe conferem equilíbrio entre unidade e contraste. A obra apresenta ainda um amplo conjunto de técnicas vocais e instrumentais, bem articuladas numa orquestração sólida e com soluções variadas. Foram certamente estas as características que levaram à atribuição do primeiro prémio.
O coro e o quarteto realizaram boas interpretações, nas quais se destacaram a qualidade tímbrica das vozes e o equilíbrio dinâmico do tutti. É digna de referência a versatilidade interpretativa dos cantores do Ensemble Clepsidra em duas obras que articulam intervenções solistas e corais, recorrendo também a diferentes modos de emissão vocal.

 

Pedro Santos,  in Público

Artigo completo aqui.